A Multiplicação do Azeite na Casa da Viúva
A motivação do Milagre
A necessidade humana
As bênçãos de Deus vêm em resposta a uma necessidade humana.
O milagre ocorrido na casa da viúva de um dos discípulos dos profetas confirma
esse fato (2 Rs 4.1-7). O texto expõe a extrema situação de penúria na qual
essa pobre mulher havia ficado. Perdera o marido, que havia falecido, e agora
corria o risco de perder os filhos para os credores se não quitasse uma dívida.
Era costume naqueles dias um credor obrigar um devedor a saldar a sua dívida
através do trabalho servil ou escravo (2 Rs 4.1b). Essa mulher, portanto,
necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para tirá-la daquela
situação. Sabedora de que o profeta Eliseu era orientado por Deus, recorreu a
ele (v.l). A Escritura mostra que o Senhor socorre o necessitado (SI 40.17;
69.33; Is 25.4; Jr 20.13).
“De acordo com a lei
hebraica, um credor poderia tomar um devedor e seus filhos como servos, mas não
deveriam tratá-los como escravos (Ex 21.1-11; Lv 25.29-31; Dt 15.1-11). Seria
uma grande tristeza para essa mulher perder o marido para a morte e os dois
filhos para a servidão, mas Deus é aquele que “faz justiça ao órfão e à viúva”
(Dt 10.18; SI 68.5; 146.9) e enviou Eliseu para ajudá-la.”8
A misericórdia divina
O milagre ocorrido na casa da viúva aconteceu como resposta
a uma carência humana, mas não apenas isso. Ele ocorreu também graças à
compaixão divina. Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem
tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2 Rs 4.1). O
texto diz que ela “clamou” ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1). O termo hebraico que
traduz essa palavra é tsa'aq, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar
em voz alta. O profeta ficou sensibilizado; Deus se compadeceu daquela mulher
sofredora. O Senhor é compassivo, misericordioso e longânimo (Ex 34.6; 2 Cr
30.9; SI 116.5). “Esse acontecimento”, “ilustra graça para com o devedor,
suficiente para atender às necessidades presentes e prover sustento futuro. A
graça de Deus para com os pecadores necessitados nos liberta da dívida e da
escravidão, além de prover tudo de que precisamos para uma vida nova ou uma oportunidade.”
A dinâmica do milagre
Um pouco de azeite
Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe:
“Que te ei de fazer? Dize-me o que é que tens em casa. Ela respondeu: tua serva
não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”(2 Rs 4.2). Duas coisas
precisam ser observadas aqui. Em primeiro lugar, como já destacamos, o milagre
deve acontecer na esfera familiar: “o que tens em casa”. O lar e a família são
importantes para Deus. Em segundo lugar, um pouquinho pode se tornar muito se
ele vem com a bênção de Deus. De fato o texto hebraico destaca que a porção de
azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o possuía. Todavia
foi esse pouco que o Senhor usou para operar esse grande milagre. O que
possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para Deus operar seus
propósitos. que “a botija (' sûk) de azeite” (AV; NVI um pouco) é, aqui, um
exemplo singular, provavelmente referindo-se a um pequeno frasco de óleo. O
socorro sempre começa a fluir com o pouco que temos em mãos. Eliseu evoca ação
e fé com perguntas e palavras (“não poucas”) de encorajamento. A quantidade de
azeite foi limitada apenas por conta da falta de fé da mulher ao não conseguir
mais vasilhas vazias (AV “vasilhas”, kelim) — uma palavra genérica para
utensílios, independente do tipo ou tamanho. ”10
Uma fé obediente
A instrução dada pelo profeta Eliseu para solucionar o
problema da viúva é bastante reveladora sobre como se dá a dinâmica desse
milagre (2 Rs 4.3-5). Observa-se que em um primeiro momento o profeta chamou a
mulher à ação: “Vai, pede emprestadas vasilhas”. A fé é demonstrada pela ação
(Tg 2.17).
Jesus também viu a fé do paralítico e dos homens que o conduziram em
Cafarnaum (Mc 2.1-12). Em segundo lugar, com já foi destacado, o milagre
deveria acontecer de portas fechadas: “Fecha a porta”, disse o profeta. E
possível que uma das causas que justifique a escassez de milagres hoje esteja
no fato de se buscar publicidade. Deus quer privacidade, mas os homens gostam
de notoriedade. Gostam de aparecer e se vangloriar (Lc 12.15). Deixam a porta
aberta para serem vistos!
Os instrumentos do milagre
O instrumento humano
Por várias vezes no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é
chamado de “Homem de Deus” (2 Rs 4.7; 4.9; 4.16; 6.9). Sem dúvida esses textos
demonstram que Eliseu era um instrumento de Deus para a operação de milagres.
Deus usa homens! Esse é um fato fartamente demonstrado na Bíblia. Para formar
uma nação e através dela revelar seu plano de salvação para a humanidade, o
Senhor chamou Abraão (Gn 12); para tirar os israelitas do Egito, Deus usou
Moisés (Ex 4.1-17); para levar a mensagem do evangelho aos gentios, o Senhor
usou a Pedro (At 10,11). Deus também chamou a Paulo para ser “um instrumento
escolhido” para levar seu nome perante os nobres (At 9.15). Para nos salvar,
Deus se humanizou na pessoa bendita de Jesus Cristo (Jo 1.1; 1.18, Fp 2.1-11).
O instrumento divino
Quando uma grande fome assolava Samaria, o profeta Eliseu
profetizou abundância de alimentos: “Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do
Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um
alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à
porta de Samaria” (2 Rs 7.1). O cumprimento dessa profecia parecia pouco
provável naqueles dias, a ponto do capitão em cujo braço o rei se apoiava haver
ironizado: “Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poderia suceder isso?”
(2 Rs 7.1). Mas a profecia se cumpriu literalmente, exatamente como Eliseu
havia predito (2 Rs 7.16-20). O texto põe a palavra do Senhor como agente
causador desse milagre. O cronista observa que esses fatos ocorreram “segundo a
palavra do Senhor” (2 Rs 7.16). O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua
Palavra.
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