Jezabel planeja a Morte de Nabote para que Acabe
(1 Reis 20-21) A de BemHadade sitiam Samaria. O rei Acabe as derrota duas vezes- Acabe faz um novo trato, mas é condenado por poupar a vida de Elias Bem Haladade. Jezabel planeja a morte de Nabote para que Acabe fique com sua vinha. Elias condena Acabe e Jezabel, mas o Senhor mostra misericórdia- quando Acabe se arrepende.
I. A C o n q u ista de A cabe (20.1-43): O Senhor permite que Acabe derrote os sírios por duas vezes para que ele saiba que o Senhor é Deus. A. Primeira vez (20.1-21): Ben-Hadade e suas forças sírias sitiam Samaria e enviam exigências a Acabe. A resposta de Acabe (20.1-4) a. Ben-Hadade a Acabe (20.2-3): "A tua prata e o teu ouro são meus; e também, das tuas mulheres e dos teus filhos, os melhores são meus". Acabe a Ben-Hadade (20.4): "Sou teu, com tudo quanto tenho".
1. A rebelião de Acabe (20.5-12) a. As exigências futuras (20.5-6): Ben-Hadade exige que seus oficiais tenham permissão de procurar e pegar no palácio qualquer coisa valiosa. A fúria de Acabe (20.7-9): Acabe fica enfurecido com a última exigência e se recusa a concedê-la. As palavras finais (20.10-12): Os dois trocam mensagens hostis e Ben-Hadade prepara-se para destruir a cidade.
2. A confirmação a Acabe (20.13-14): Um profeta diz a Acabe que ele sairá vitorioso.
3. A expulsão promovida por Acabe (20.15-21): Acabe derrota as forças de Ben-Hadade, destruindo seus cavalos e carros e infligindo grandes baixas. Segunda vez (20.22-43)
4. O conselho (20.22-28). A preparação (20.22): O profeta exorta Acabe a preparar-se para mais um ataque de Ben-Hadade na primavera. A pressuposição (20.23-27): Os oficiais de Ben-Hadade pressupõem erroneamente que os israelitas adoram deuses nos altos. Eles asseguram Ben-Hadade da vitória se ele atacar os israelitas nas planícies.
A profecia (20.28): O profeta tranqüiliza Acabe, dizendo que o Senhor derrotará as forças de Ben-Hadade, já que eles difamaram seu nome. O conflito (20.29-30): Israel derrota completamente os sírios, matando 127 mil deles. Ben-Hadade foge e se esconde. A conclusão (20.31-43): Os oficiais de Ben-Hadade imploram por misericórdia ao rei Acabe. a. O acordo (20.31-34): Desobedecendo à ordem de Deus, Acabe firma um tratado com os sírios e poupa Ben-Hadade. b. A acusação (20.35-43)
(1) 0 exemplo (20.35-40): Para transmitir uma mensagem ao rei Acabe, um profeta finge ser um soldado que irresponsavelmente permitiu a fuga de um prisioneiro.
(2) A explicação (20.40-43): O rei Acabe condena o profeta, mas, então este diz que o mesmo é verdadeiro acerca de Acabe, já que ele permitiu que Ben-Hadade vivesse.
II. A Conspiração de A cabe (21.1-16)
A. O pedido de Acabe (21.1-2): Acabe deseja adquirir uma vinha próxima a seu palácio em Jezreel. Faz uma oferta para comprá-la de seu dono, Nabote, ou trocá-la por uma melhor.
B. A recusa de Nabote (21.3-4): Nabote recusa, uma vez que a vinha pertence à sua família por gerações. Acabe se enfurece. C. A represália de Jezabel (21.5-16)
1. Nabote é difamado (21.5-10): Jezabel escreve uma carta em nome de Acabe, instruindo os líderes de Jezreel a conseguir que Nabote seja falsamente acusado de blasfêmia e acabe morto por apedrejamento.
2. Nabote é morto (21.11-16): O plano de Jezabel é cumprido. Depois de Nabote ser morto por apedrejamento, Acabe apossa-se da vinha.
III. A C o n d en a ç ã o de A cabe (21.1 7-24): Elias confronta Acabe na vinha de Nabote e diz que ele e toda a sua família serão um dia destruídos por toda a sua iniqüidade.
IV. A C o n tr iç ã o de A cabe (21.25-29): A o ouvir as terríveis palavras de Elias, o rei arrepende-se. O Senhor opta por cumprir sua promessa somente após a morte de Acabe.
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