A chamada divina
Entende-se aqui não a chamada feita aos crentes para pregar
o evangelho, mas a chamada feita ao pecador para aceitar o evangelho. As
seguintes passagens da Bíblia provam à saciedade que há uma chamada neste
sentido: Ezequiel 33:11, Isaias 55:7, Mateus 11:28, Marcos 16:15, Romanos 8:30,
Apocalipse 22:17 e muitas outras que poderíamos citar. Vê-se distintamente
nestas passagens que a chamada ao arrependimento é universal e sem distinção de
classes ou de raças. Deus chama todos ao arrependimento.

As palavras que seguem são do mesmo apóstolo, escrevendo aos
Romanos: «Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como,
pois, invocarão aquele em quem não creram, e como crerão naquele de quem não
ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? e como pregarão, se não forem
enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam a paz,
dos que anunciam coisas boas!... De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela
palavra de Deus» (Romanos 10:13-17). Assim, somos todos chamados ao
arrependimento pela pregação do evangelho.
A pregação do evangelho consta pelo menos de duas coisas, a
saber: a)
Pregação. Pregar é proclamar a verdade evangélica, é explicar ao
homem o que ensina a Bíblia acerca
das coisas essenciais à salvação. Isto pode
ser feito à viva voz, pela imprensa e ainda de muitas outras maneiras. O
essencial é fazer ciente o indivíduo do que ensinam os Evangelhos; é levar a
verdade evangélica ao conhecimento do homem; é fazer conhecido o propósito
divino para com a humanidade. Pregar é proclamar, é ensinar, é fazer conhecida
a verdade que há em Cristo Jesus. Porém é ainda mais do que isto. b) Apelo.
Naturalmente, para tão grande tarefa, não bastam ao pregador
seus próprios esforços, senão também o auxílio do Espírito Santo. Há pregadores
que não passam de explanadores da Palavra de Deus, e, às vezes, são maus
explanadores; quando deviam não só explicar, como também apelar com veemência
ao indivíduo a fim de induzi-lo a aceitar a verdade proclamada.
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