A Profecia Final de Eliseu
A ação de Deus na profecia
Hoje está na moda o famoso jargão: “Eu profetizo sobre a tua
vida”. Esse jargão é muito bonito e vem vestido de roupagens espirituais, mas
não passa de uma presunção humana. Isso por uma razão bem simples: nenhuma
profecia, que se ajuste ao modelo bíblico, tem seu ponto de partida na vontade
humana (2 Pe 1.20,21). Esse fato é demonstrado pela expressão: “Assim diz o
Senhor” (2 Rs 2.21; 3.16). As palavras de Eliseu: “Flecha da vitória do Senhor”
(2 Rs 13.17), possui sentido semelhante. A profecia tem sua origem em Deus e
não no homem. Eliseu não profetizou antes para depois se inspirar, mas foi
primeiramente inspirado para depois profetizar (2 Rs 3.15).
Infelizmente há pregadores que se passam por profetas
tomando como ponto de partida em suas mensagens não mais as Escrituras
Sagradas, mas o ocultismo ensinado na Cabala, no judaísmo rabínico e em
diversos livros apócrifos. Para esses “profetas” o mundo espiritual é formado
por ciclos que se materializam neste mundo físico.
Dessa forma alegam que
quando Deus criou o mundo, passou-se o primeiro, o segundo, o terceiro dia até
chegar ao ciclo completo que é o sábado! Depois do sábado o ciclo começa novamente! Para eles, a
Bíblia é cheia de códigos e esse arranjo matemático provaria que o ciclo muda a
cada “sete”, sendo que esse “sete” seria o número de Deus enquanto o seis seria
o número do homem! Fundamentado nesse artifício, que não tem uma só letra do
Novo Testamento a seu favor, derramam suas falsas profecias do tipo: “Daqui a
cinquenta dias algo tremendo vai acontecer em sua vida”.
importante observação sobre o profetizar no Novo Testamento:
“No NT, a palavra “profeta” parece não descrever ofício
formalmente reconhecido ou posição. Em vez disso, é um termo funcional. Os que
profetizam regularmente são chamados de profetas. Contudo, mesmo quem não
profetiza com regularidade podia profetizar ocasionalmente.”6
A participação humana na profecia
Vimos que uma profecia genuinamente bíblica tem sua origem
em Deus. Todavia a Escritura mostra que existe também a participação do homem
nesse processo. A indignação de Eliseu deixa clara a sua decepção com a falta
de discernimento do rei.
Faltou ao rei Jeoás a fé! Ele não percebeu que não se
tratava de um mero ritual no qual ele teria apenas uma participação técnica. A
sua vitória seria do tamanho da resposta que ele desse ao profeta. Deveria ter
ferido a terra cinco ou seis vezes, mas fez apenas três. Uma fé tímida obtém
uma vitória pela metade. O põe esse fato sobre a profecia em destaque quando
diz:
“A chave se acha em reconhecer que, com cada profecia,
existem quatro elementos, dos quais somente um é seguramente da parte de Deus:
existe a revelação propriamente dita; existe a percepção ou recepção, por parte
do crente, daquilo que foi revelado; existe a interpretação daquilo que foi
revelado, ou a tentativa de averiguar seu significado; e existe a aplicação
daquela interpretação. Deus é responsável exclusivamente pela revelação. Tudo
quanto ele desvenda diante da mente humana é totalmente isento de erro. E tão
infalível quanto o próprio Deus. Não contém nenhuma falsidade; é totalmente
verdadeiro em todas as suas partes. Realmente, a revelação, que é a raiz de
toda expressão verbal profética genuína, é tão inerrante e infalível quanto a
própria Palavra de Deus registrada por escrito (a Bíblia). Em termo de
revelaçao somente, o dom profético no NT não difere em nada do dom profético no
AT.
O erro entra quando o ser humano que recebe a revelação de
Deus a percebe, a interpreta e/ ou a aplica erroneamente. O fato de Deus ter
falado de modo perfeito não significa que os seres humanos escutaram de modo
perfeito. E possível que interpretem e apliquem, sem erro, aquilo que Deus
revelou. Mas a mera existência de uma revelação divina não garante, por si só,
que a interpretação ou aplicação da verdade revelada por Deus compartilhará
daquela mesma perfeição.
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