O Poder da oração - Moisés na oração,
O que seria dos líderes de Deus sem a oração? Se fosse
retirado o poder de Moisés na oração, precisamente o dom que o fez eminente
diante dos pagãos, e se a coroa fosse retirada de sua cabeça, tanto o alimento,
quanto o fogo de sua oração se acabariam.
Elias, sem a oração, não teria lugar
ou registro no legado divino, e sua vida teria sido insípida e covarde, sua
energia, destemor e fogo teriam desaparecido. Sem a oração de Elias, o Jordão
jamais teria dado espaço ao toque de seu manto (2 Rs 2.6-8).
O argumento usado
por Deus para acalmar os medos de Ananias e o convencer da condição e da
sinceridade de Paulo (ver Atos 9.10-15) é o exemplo ideal da história de Paulo,
a resposta para sua vida e obra pois, “o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à
rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de
Tarso;pois ele está orando" (v. 11).
o que seria destas pessoas escolhidas por Deus sem que
fossem distinguidos e controlados pelo advento da oração? Estes eram líderes
para Deus porque foram fortes na oração.
Ao contrário, não foram líderes por
causa de seu pensamento brilhante, ou por conta de seus recursos sem fim, sua
cultura magnífica, ou seus dons naturais, mas sim eram líderes porque, mediante
o poder da oração, eram capazes de direcionar o poder de Deus. E importante
termos em mente que pessoas de oração significa muito mais que “pessoas com
hábito de orar”, significa, pois, “pessoas nas quais a oração é força
poderosa”, é a energia que move o céu e derrama tesouros incalculáveis de
bondade na terra.5
A oração intercessória
O texto de 1 Reis 17.1 trás as palavras de Elias em uma
profecia sobre a seca em Israel. A seca de fato aconteceu. Todavia o apóstolo
Tiago destaca que essa predição profética de Elias foi acompanhada de oração:
“Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com
instância, para que não chovesse sobre a terra” (Tg 5.17).
Foram palavras
proféticas, mas uma profecia construída com oração. Talvez isso explique porque
hoje há muitas profecias, mas poucos resultados. Não há oração. Novamente o
profeta se encontra diante de um novo desafio e somente a oração provará a sua
eficácia. O filho da viúva morreu e Elias toma as dores daquela pobre mulher
pondo-se em seu lugar e clama ao Senhor (1 Rs 17.19,20). Deus ouviu e respondeu
ao seu servo.
Este é o primeiro caso que
encontramos na Bíblia de um morto voltar à vida; pelo que Elias debaixo do
impulso do mesmo Deus, orou pela ressurreição desse menino (...)
Posteriormente, em uma ocasião similar, Eliseu realizou o mesmo milagre
estendendo-se duas vezes sobre o menino da Sunamita (2 Rs 4.34), e Paulo se
estendeu somente uma vez no caso de Êutico (At 20.10).
Deve-se observar a
oração de Elias: ‘Rogo-te que tragas de volta a alma deste menino a ele'
(V.21). Ainda que o hebraico nephesh significa também “vida” (e é também um
sinônimo de pessoa — ver Gn 14.21), é sabido que na mentalidade judaica, a
“alma” ficava três dias ao lado do cadáver (v. o comentário a João 11 — nota do
tradutor); assim que estes lugares supõe a existência da alma em um estado de
separação do corpo e consequentemente sua imortalidade.6
A oração perseverante
Elias orou, mas orou com insistência: “E estendendo-se três
vezes sobre o menino, clamou ao Senhor e disse: O Senhor, meu Deus, rogo que
faças a alma desse menino tornar a entrar nele” (1 Rs 17.21).
Elias se estendeu
sobre o menino três vezes! Isso demonstra a natureza perseverante de sua
oração. Muitos projetos não se concretizam, ficam pelo caminho, porque não são
acompanhados de oração perseverante.
O Senhor Jesus destacou a necessidade de
sermos perseverantes quando narrou a parábola do juiz iníquo: “E ensinou-lhes
uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18.1). É com
perseverança que conseguiremos alcançar nossos objetivos.
Foi depois de Elias ter se estendido sobre a criança
pela terceira vez que o Senhor ressuscitou, uma lembrança de que nosso Salvador
ressuscitou no terceiro dia. Porque o Senhor vive, podemos tomar parte na sua
vida ao crer nEle (ver 2 Rs 4.34 e At 20.10).
O resultado desse milagre foi a confissão pública da mulher
de sua fé no Deus de Israel. Ela sabia, sem sombra de dúvida, que Elias era um
verdadeiro servo de Deus, não apenas outro mestre religioso à procura de
sustento. Também sabia que a Palavra que ele havia lhe ensinado era, de fato, a
Palavra do verdadeiro Deus vivo. Durante o tempo em que ficou hospedado com a
viúva e seu filho, Elias mostrou que Deus sustenta a vida (a farinha e o óleo
não acabaram) e que Deus dá vida (o menino foi ressurreto).7
A soberania de Deus sobre a história e sobre os povos e o
seu cuidado para com aquele que o teme se revelam de uma forma maravilhosa no
episódio envolvendo o profeta Elias e a sua visita a Sarepta. Não há limites
quando a soberania divina quer revelar a sua graça e tampouco há circunstância
demasiadamente difícil que possa impedir o Senhor de revelar o seu poder
provedor. Deus é Deus dentro e fora dos limites que os homens costumam
conhecer!
Mais uma vez, foi levantada a questão do poder na terra
natal de Baal, Sarepta — uma cidade entre as duas principais cidades dos mesmos
fenícios que exportaram Jezabel e seu deus para Israel. O poder de Baal sobre a
vida era no máximo indireto.
Segundo os padrões climáticos da antiga Canaã, as
chuvas vinham ou não vinham, e as pessoas sofriam o impacto nos ciclos graduais
de abundância ou escassez. Mas, o que poderia Baal fazer frente à morte das
pessoas, corações silenciosos, paradas respiratórias (1 Rs 17.1)? Até mesmo na
mitologia Cananeia, o próprio Baal não conseguia escapar do submundo sem ajuda.
O que poderia ele fazer pela vida do filho da viúva? Na realidade, Baal estava
morto, do mesmo modo que as árvores que foram cortadas para fazer imagens dele.
Era simplesmente produto da imaginação humana.8
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