Elias e o discipulado de Eliseu — a lapidação do sucessor
As virtudes de Eliseu
O relato de 2 Reis 2.1-8 mostra algumas fases do discipulado
de Eliseu. Elias vai a vários lugares diferentes e em cada um deles se observa
que o profeta põe o discípulo à prova. Primeiramente Eliseu demonstrou estar
familiarizado com aquilo que o Senhor estava prestes a fazer (2 Rs 2.1). Ele
estava consciente de que algo extraordinário envolvendo o profeta Elias
aconteceria a qualquer momento (2 Rs 2.3) e que ele também fazia parte dessa história.
Em segundo lugar, Eliseu demonstrou perseverança quando se recusou a largar
Elias. Ele o acompanhou em Gilgal, Betei, Jerico e Jordão (2 Rs 2.1-6). Tivesse
ele ficado pelo caminho não teria sido o homem de Deus que foi! Somente os
perseverantes conseguem chegar ao fim. Em terceiro lugar, Eliseu provou ser um
homem vigilante quando “viu” Elias sendo assunto aos céus! (2 Rs 2.12).
A história da chamada de Eliseu e como se deu o seu
discipulado deveria servir de padrão para os ministros hodiernos! Infelizmente
a qualidade dos ministros evangélicos da atualidade tem caído muito e a
fragmentação das Convenções e Concílios tem uma boa parcela de contribuição
nesse processo. Geralmente o processo acontece pela disputa de domínio de
determinado espaço ou território entre as lideranças, que não chegando a um
consenso sobre as suas esferas de atuação, resolvem dividir de forma litigiosa
determinado campo pastoral. 
Feito isso, a parte menor passa a consagrar
ministros para que uma nova Convenção ou Concílio seja formado. E exatamente aí
que as qualificações exigidas para a apresentação de um Ministro da Palavra
costumam ser esquecidas. O alvo agora não é mais a qualidade, mas a quantidade,
visto que se procura quorum para a nova Convenção formada! Já vi e ouvi por
esse Brasil afora de Convenções consagrando ao ministério: sodomitas,
pedófilos, estelionatários, etc, etc., para oficiarem como ministros do Senhor!
A consequência de tudo isso é refletida nas igrejas, que passam a atuar
simplesmente como meros clubes sociais e não como o verdadeiro Corpo de Cristo.
A nobreza de um pedido
Eli-seu tomou conhecimento daquilo que seu mestre fazia, e em outras
ocasiões ele mesmo fora testemunha desses milagres. Ele não tinha dúvidas,
queria aquilo para ele, só que em uma proporção bem maior. Deus se agradou do
pedido de Eliseu como se agradara do pedido de Salomão (1 Rs 3.10).
Em o Novo Testamento encontramos o apóstolo Paulo dizendo:
“Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja” (1 Tm 3.1). Desejar ser um ministro da Palavra é um dos desejos
mais nobres! Todavia contrastando aquilo que diz a Escritura com a prática
ministerial hodierna, constatamos algumas anomalias. Como essa divulgada por , diretor de um grande ministério para homens. Em uma pesquisa
feita entre pastores americanos ele descobriu dados assustadores:
80% creem que o exercício do ministério tem empobrecido sua
vida familiar; 33% creem que a igreja é responsável pelos desastres familiares
em suas famílias; 50% sentem-se incapazes para o exercício ministerial; 90%
rejeitam o treinamento que receberam, acham que os seminários são inadequados
para a tarefa de treinar pastores; 70% têm uma autoestima mais baixa hoje do
que quando começaram o ministério; 37% estiveram ou estão envolvidos em uma
aventura sexual ilícita com membros de sua igreja; 70% disseram que não tem um
só amigo; 40% pensam seriamente em desistir do ministério.8
Esses dados revelam que muitos obreiros não possuem a cosmo-visão
bíblica do ministério pastoral, mas o veem como uma camisa de força que os
oprime. 
Evidentemente que não é isso que a Bíblia mostra sobre a prática do
episcopado. Necessitamos urgentemente voltar para o ensino bíblico sobre a
verdadeira função ministerial e como ela enriquece a nossa vida e não o
contrário.
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
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