Elias e a monarquia
Buscando a justiça social
Na história do profetismo bíblico observamos a ação dos
profetas exortando, denunciando e repreendendo aos reis (1 Rs 18.18). O livro
de 1 Reis mostra que o profeta Elias foi o pioneiro a atuar dessa forma. Na
verdade, as ações dos profetas revelam uma luta incansável não somente em busca
do bem-estar espiritual, mas também social do povo de Deus. Quando um monarca
como o rei Acabe se afastava de Deus, as consequências poderiam logo ser
percebidas na opressão do povo. A morte de Nabote, por exemplo, revela esse
fato de uma forma muita clara (1 Rs 21.1-16). Acabe foi confrontado e
denunciado pelo profeta Elias pela forma injusta como agiu!
“O famoso episódio da vinha de Nabote (capítulo 21) ilustra
a extensão do pecado de Acabe e sela o seu destino. Nabote era um cidadão cuja
propriedade era vizinha ao palácio em Samaria. O rei queria anexar a vinha de
Nabote às propriedades reais, mas a antiga lei israelita proibia a venda de uma
herança. A ideia pareceu absurda para Nabote (v.3) e Acabe tinha respeito
suficiente pela lei para saber que ele não conseguiria fazer Nabote voltar
atrás em sua decisão (v.4).
Sendo a filha do rei de Sidom, Jezabel supôs que o rei de
Israel deveria estar acima da lei, como era o caso em outros países. Ela tomou
para si a responsabilidade de resolver a questão. Mediante traição, engano e o
assassinato de Nabote, ela adquiriu a vinha para Acabe. Mais uma vez, o profeta
Elias estava lá para anunciar o julgamento (w. 17-24). Acabe “se vendeu para
fazer o que era mau perante o Senhor” (v.25; ver também o v. 20). Como
resultado disso, Elias declarou que a dinastia de Acabe seria completamente
destruída.”13
 Restauração do culto
Restauração do culto
Como vimos, os monarcas bíblicos serviam tanto de guias
políticos como espirituais do povo. Quando um rei não fazia o que era reto
diante do Senhor, logo suas ações refletiam nos seus súditos (1 Rs 16.30). 
A
religião, portanto, era uma grande caixa de ressonância das ações dos reis
hebreus. Nos dias do profeta Elias, as ações de Acabe e sua mulher Jezabel
sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam pulverizando o
verdadeiro culto (1 Rs 19.10). Em um diálogo que teve com Deus, Elias afirma
que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Deus verdadeiro e em seu
lugar levantado outros altares para adoração aos deuses pagãos. Como profeta de
Deus, coube a Elias a missão de restaurar o altar do Senhor que estava em
ruínas (1 Rs 18.30).
 comenta que a prioridade
do profeta Elias foi reparar o altar. Isso foi feito rapidamente visto que ele
pode ter contado com a ajuda do próprio povo. Esse altar foi reparado
especificamente para aquele momento. Poole ainda observa que esse altar fora
construído pelos antepassados objetivando a oferta do sacrifício, mas por haver
sido negligenciado necessitava de reparos. Os danos causados a esse altar, que
estava quebrado, pode ter sido feito pelos próprios sacerdotes de Baal ou por
seguidores do baalismo que rivalizavam com o culto ao Deus verdadeiro.14
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
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