quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Saul fica com ciúmes e faz algumas tentativas de matar Davi.



Saul fica com ciúmes e faz algumas tentativas de matar Davi.



(I SAMUEL 18-19) À medida que Davi ganha popularidade, Saul fica com ciúmes e faz algumas tentativas de matar Davi. Saul entrega a Davi sua filha Mical, por ele ter matado 200 filisteus. Jônatas alerta Davi sobre o complô de seu pai para matá-lo. Mical salva a vida de Davi. Saul profetiza novamente.

I. A Fúria de Saul (18.1-19.1 7): Saul fica enciumado por causa do sucesso de Davi e tenta matá-lo. A. A ascensão de Davi (18.1-7): Após a vitória de Davi sobre Golias, ele conquista a admiração do povo. 

1. Com o príncipe (18.1-4): Jônatas, filho de Saul, torna-se o melhor e mais amado amigo de Davi. 
2. Com o povo (18.5-7): Após a vitória de Davi, o povo canta: "Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares". 

B. A raiva de Saul (18.8-19.17): A popularidade de Davi enraivece Saul e o deixa enciumado. Ele tenta matar Davi cinco vezes, todas sem sucesso. A primeira e a segunda tentativa (18.10-16): Por duas vezes, Saul atira sua lança contra Davi enquanto ele toca harpa. Terceira tentativa (18.1 7-30): 
Por duas vezes, Saul oferece uma de suas filhas em casamento a Davi se ele se mostrar valoroso, lutando contra os filisteus. Em vez de ser morto, Davi mata 200 filisteus e recebe Mical como noiva.. Quarta tentativa (19.1-10) a. A trégua (19.1-8): Como resultado dos pedidos de Jônatas, Saul promete não procurar mais matar Davi. 

A traição (19.9-10): Logo um espírito atormentador apodera-se de Saul; ele tenta novamente matar Davi com uma lança. Quinta tentativa (19.11-1 7)  A intenção de Saul (19.11): Saul envia homens para matar Davi quando ele sai de sua casa, certa manhã.  A intervenção de Mical (19.11-17): A esposa de Davi, Mical, conta a Davi sobre o complô e o ajuda a escapar pela janela. Ela
coloca um ídolo na cama de Davi para enganar os homens e ganhar tempo para a fuga do marido.

II A Fuga das Mãos de Saul (19.18-24) A. A mensagem de Davi (19.18): Davi vai a Ramá e conta a Samuel como Saul está procurando matá-lo. Os homens de Saul (19.19-24): Por três vezes, Saul envia homens para prender Davi, mas em todas elas os homens são tomados pelo  Espírito de Deus e começam a profetizar. Por fim, Saul tenta matar a Davi pessoalmente e o mesmo acontece com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!