quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Jônatas fazem uma aliança de lealdade

Jônatas fazem uma aliança de lealdade


(I SAMUEL 20-21) Davi e Jônatas fazem uma aliança de lealdade antes de serem forçados a uma triste separação por causa da ira de Saul. Davi foge para a cidade de Nobe, onde é alimentado com pães sagrados pelo sacerdote Aimeleque. Depois, foge para Gate, na Filístia, onde finge estar louco para não ser ferido pelo rei da cidade.

Davi e o Príncipe (20.1-42): Davi encontra Jônatas e conta a ele da determinação de Saul em matá-lo. Jônatas concebe um plano para descobrir se isto é verdade e para alertar Davi. A. A causa dos temores de Davi (20.1-23)

1. O problema (20.1-11): A despeito das tentativas de Jônatas de tranqüilizá-lo, Davi está convencido de que Saul ainda quer matá-lo.
2. A promessa (20.12-1 7): Jônatas promete alertar Davi sobre os planos de seu pai, e os dois fazem uma aliança sagrada de serem leais um ao outro, não importa o preço.
3. O plano (20.18-23): No festival da lua nova, Davi se esconderá num campo. No dia seguinte, Jônatas o alertará com um sinal predeterminado. Ele atirará flechas e dirá a um de seus servos para pegá-las. Se Jônatas disser para que o servo vá além das flechas, Davi saberá que Saul está planejando matá-lo. A confirmação dos temores de Davi (20.24-42)

Jônatas fazem uma aliança de lealdade 


1. A ausência de Davi (20.24-29): No festival da lua nova, Saul repara que Davi não está presente à refeição. Jônatas inventa a desculpa de que Davi foi a Belém para participar de um sacrifício familiar. 2. A raiva de Saul (20.30-34): O furioso Saul não só deixa clara sua intenção de matar Davi, mas chega a tentar matar Jônatas por ser amigo de Davi.
3. As flechas de Jônatas (20.35-42): De acordo com o plano, Jônatas atira algumas flechas para alertar Davi. Então Davi encontra-se com Jônatas uma última vez para afirmar sua lealdade e dizer adeus antes que este parta.

II. Davi e o Sacerdote (21.1-9): Davi vai à cidade de Nobe para ver Aimeleque, o sacerdote. A falsidade (21.1-2): Davi diz ao sacerdote que Saul o enviou numa missão secreta.  A ajuda (21.3-9): O sacerdote provê Davi com os pães sagrados e oferece a ele a espada de Golias.

III. Davi e o Pagão (21.10-15): Davi busca refúgio de Saul na cidade filistéia de Gate. Davi teme o que o rei de Gate possa fazer a ele e finge estar louco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!