Elias — um homem como os outros Um homem sentimental
O apóstolo Tiago destacou em sua epístola a dimensão humana
do profeta Elias. Elias era homem, estava também sujeito aos sentimentos
peculiares aos seres humanos.
E isso o que o apóstolo diz: “Elias era homem
semelhante a nós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para
que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu” (Tg
5.17).Tiago diz duas coisas importantíssimas sobre Elias que nós parecemos
esquecer: primeiramente “Elias era homem”. Elias foi um gigante espiritual, mas
era homem!
Não era um anjo! Quando escrevi um comentário para a Escola
Dominical sobre a vida do rei Davi, destaquei esse fato: “Davi era humano,
demasiado humano! Foi Nietzsche quem usou essa expressão em um outro contexto.
Todavia, acredito que ela se aplica bem a Davi. Davi era tudo aquilo que
podemos identificar como humano. Um homem espiritual, mas humano. Um guerreiro
forte, mas ao mesmo tempo um líder quebrantado (SI 34.18). Um homem que sabia
pensar e ao mesmo tempo chorar (2 Sm 12.22). Davi em algumas vezes se mostra
extremamente racional e em outras um homem altamente emocional. Davi era
humano! As vezes ficamos com um sentimento de decepção quando vemos Davi se
emaranhando nas teias do pecado sexual. E evidente que a Escritura reprova
veementemente essa ação de Davi, todavia isso nos mostra um outro lado da moeda
— Davi era um homem! E como homem, estava sujeito a falhas.
Ele não era um anjo, ou um semideus ou ainda um dos heróis
antigos, mas um homem que amava a Deus mesmo com todas as suas fragilidades.
As
vezes esquecemos que, ao escolher Davi, o profeta Samuel, sob direção divina,
disse: “já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração” (1 Rs
13.14).
Deus procurou um homem, e não um semideus. Não um herói. Não devemos
esquecer a nossa humanidade.
As vezes encontramos crentes que não querem mais
ser humanos, eles buscam um projeto de espiritualidade destituído da parte
humana. Isso é extremamente perigoso. Devemos ser crentes espirituais, mas não
esquecendo de que ainda habitamos neste tabernáculo (2 Pe 1.14).4
Assim como Davi, Elias também era humano. Ele estava sujeito
aos “mesmos sentimentos”. Elias não era apenas espiritual, era também
sentimental! Alegrava-se, mas também se entristecia! Talvez o que distingue
Elias dos demais mortais é que ele não maquiava seus sentimentos. Ele os punha
para fora.
Um homem espiritual
Como vimos, há muitas semelhanças nas histórias de Frankl e
do profeta de Tisbe, em especial quando levamos em conta a dimensão psicológica
ou subjetiva. Todavia há diferenças também. Elias não era psiquiatra, não
possuía formação em comportamento humano, mas era um profeta com uma profunda
vida espiritual.
Se Frankl se valeu do que ele mesmo batizou com o nome de
logoterapia, uma técnica que busca um sentido para a existência, Elias buscou o
sentido dessa mesma existência em Deus. Elias era servo do Deus vivo, razão
última de toda a existência humana! Dizendo isso de uma outra forma, o profeta
de Tisbe era um homem espiritual.
Elias era um homem espiritual e vários fatos narrados nas
Escrituras atestam essa verdade. Primeiramente vemos Elias como um profeta
profundamente envolvido com a Palavra de Deus: “E, que segundo a tua palavra
fiz todas essa coisas” (1 Rs 18. 36).
Em segundo lugar, observamos que o
profeta de Tisbe possuía uma profunda vida devocional. Elias era um homem de
oração: “Subiu Acabe a comer e a beber; Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo,
e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos, e disse ao seu moço:
Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então,
lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes” (1 Rs 18.42,43). Elias
aprendera a arte da oração!
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