terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Os Filhos de Samuel são Juízes Corruptos


Os Filhos de Samuel são Juízes Corruptos



(I SAMUEL 8-11) Os filhos de Samuel são juizes corruptos, entao Israel clama por um rei. Samuel alerta o povo sobre os problemas que um rei trará, mas eles insistem. O Senhor mostra a Samuel que Saul deve ser o primeiro rei de Israel. Samuel unge Saul como rei e o apresenta a Israel. Saul lidera Israel à vitória sobre os filhos de Amom e é coroado rei.

E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba. Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.

Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.

E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti. Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.
E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei.
E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.

1 Samuel 8:1-11


I. O Pedido (8.1-22): Israel pede a Samuel um rei. A lógica (8.1-5): O povo pede um rei porque Samuel está velho, seus filhos são corruptos e as nações vizinhas têm reis. O lamento (8.6-9): Este pedido entristece Samuel, mas o Senhor garante que é o próprio Deus quem está sendo rejeitado, e não Samuel. Os riscos (8.10-22): Samuel explica as conseqüências de ter um rei no governo. O alerta (8.10-18): Um rei forçará o serviço militar e o trabalho escravo sobre seus filhos e filhas, e lhes imporá altos impostos. A recusa (8.19-22): A despeito do alerta de Samuel, o povo ainda exige um rei.

II. A Aquisição (9.1-27): Samuel obtém um rei para Israel, um homem chamado Saul.
A. A pessoa (9.1 2): O Senhor escolhe Saul para tornar-se o primeiro rei de Israel. Saul e um homem alto e bem apessoado, da tribo de Benjamim. H. As particularidades (9. 5-27) 

1.  Amissão de Saul (9.3-13) a. A procura (9.3-5): Saul é enviado por seu pai para procurar algumas jumentas que se perderam; ele não as encontra. A sugestão (9.6-13): Um dos servos de Saul o aconselha a consultar um vidente acerca do paradeiro das jumentas perdidas. 
2. A mensagem de Samuêl (9.14-16): Enquanto isso, o Senhor diz a Samuel que ele está enviando um homem da tribo de Benjamim para tornar-se o primeiro rei de Israel. 
3. O encontro dos dois (9.17-27): À medida que Saul se aproxima de Samuel para perguntar onde mora o vidente, o Senhor diz a Samuel que aquele é o homem que será o rei. 

a. A segurança de Samuel (9.17-20): Samuel diz a Saul que suas jumentas foram encontradas e que ele é o centro das esperanças de Israel. 
b. A surpresa de Saul (9.21): Saul mal consegue acreditar, dizendo que ele vem de uma família não importante de Benjamim, a menor tribo de Israel. 
c. As ações de Saul (9.22-27): Samuel prepara uma refeição para Saul e seus servos e o honra de forma especial. Mais tarde, Samuel faz acomodações para Saul e o envia em seu trajeto.

A Unção (10.1-27): Pouco antes de Saul partir, Samuel o unge como o próximo rei de Israel. 

A. A prova (10.1-9): Samuel unge Saul e lhe diz que vários sinais mostrarão que ele é realmente o escolhido como rei de Israel. Estes sinais acontecem quando Saul deixa Samuel. 

1. A mensagem de dois homens (10.2): Dois homens dirão a Saul que suas jumentas foram encontradas e que seu pai está preocupado com ele. 
2. A refeição dos três homens (10.3-4): Três homens oferecerão dois pães a Saul. 
3. A música de alguns profetas (10.5): Saul encontrará alguns profetas descendo de um monte e tocando música. 
4. O ministério do Espírito (10.6): O Espírito do Senhor descerá sobre Saul e fará com que ele profetize junto com os profetas. 

B. O provérbio (10.10-12): A experiência profética de Saul surpreende tanto seus amigos que eles criam um provérbio: "Está também Saul entre os profetas?". 
C. O abrandamento (10.13-16): Quando Saul retorna de sua viagem, seu tio pergunta onde ele esteve. Saul diz que foi ver Samuel e que as jumentas haviam sido encontradas, mas não menciona ter sido ungido rei de Israel.
D. A apresentação (10.17-24): Em Mispa, Samuel apresenta Saul ao povo como seu rei, embora Saul tenha de ser trazido de seu esconderijo entre as bagagens. E. O pergaminho (10.25): Saul escreve as responsabilidades de um rei em um livro e o deposita no Tabernáculo. F. As posições (10.26-27): Alguns apóiam Saul e se tornam companheiros constantes; outros se opõem a ele e se negam a trazer presentes.

IV. A Aprovação (11.1-15): Através de uma vitória militar e uma segunda coroação, o reinado de Saul é aprovado. A. A crise (11.1-11) 

1. A condição (11.1-2): Um cruel rei amonita, de nome Naás, cerca a cidade israelita de Jabes-Gileade. Quando o povo pede um tratado de paz, ele impõe uma condição: vazar o olho direito de todos os cidadãos. 
2. O desespero (11.3): Os anciãos pedem sete dias para encontrar alguém que os liberte. 
3. O decreto (11.4-10): Ao saber disso, um Saul furioso e cheio do Espírito faz uma convocação para a guerra e reúne um exército para lutar contra Naás. 
4. O livramento (11.11): Saul e seu exército destroem as forças de Naás e salvam Jabes-Gileade. B. A confirmação (11.12-15): A esta altura, Saul já provou sua habilidade para reinar e é confirmado como rei por Samuel e pelo povo em Gilgal.

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