terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Davi cuida de Mefibosete


Davi cuida de Mefibosete


O rei Davi era um homem segundo o coração de Deus e ele se lembrou da família de Saul, se lembrou de Jônatas, seu amigo e da aliança que havia entre ambos e disse aos seus servos: “Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?” (2 Samuel 9:1). Há alguém para que eu use de misericórdia com ele por amor a Jônatas? Esta foi a pergunta do rei aos seus servos.


Alguém lembrou que havia um servo de Saul chamado Ziba e foram buscar o homem para responder a pergunta do rei Davi. Trouxeram Ziba ao rei que perguntou a ele: “Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus?” (2 Samuel 9:3a). Ziba respondeu ao rei que havia um filho de Jônatas que era aleijado de ambos os pés e Davi mandou buscá-lo.
(II SAMUEL 19) O reinado de Davi é restabelecido em Jerusalém. Davi recusa-se a vingar- se de Simei, cuida de Mefibosete e tenta recompensar Barzilai por sua bondade para com ele. A tribo de Judá escolta Davi de volta a Jerusalém, gerando inveja nas outras tribos.

I. As Lágrimas de Davi (1 9.1-7) A. A angústia de Davi (1 9.1-4): O rei continua a prantear a morte de Absalão. A ira de Joabe (19.5-7): Joabe repreende severamente Davi, alegando que Davi ama os que o odeiam e odeia aqueles que o amam. Ele alerta Davi que suas tropas o deixarão se ele não «is parabenizar por sua vitória.

Davi cuida de Mefibosete


II As Viagens De Davi (19,8-43):Davo começa sua longa viagem de volta a Jerusalém.
A. A decisão (19.8-15)

I. A discussão (19.8 10): () povo de Israel debate se Davi deve retornar ou não. O apelo (19.11-12): Davi apela pessoalmente aos líderes de Judá, pedindo-lhes ajuda em seu retorno. A indicação (19.13): O rei promete indicar Amasa para substituir Joabe. O acordo (19.14): Todos de Judá concordam em apoiar o retorno de Davi.  O retorno (19.15-43) 1. Davi e Simei (19.16-23) a. O temor de Simei (19.16-20): Simei, que anteriormente havia amaldiçoado Davi, o encontra no Jordão e implora por misericórdia. b. O perdão de Davi (19.21-23): O rei concede a ele misericórdia e assegura que sua vida será poupada.

2. Davi e Mefibosete (19.24-30): Mefibosete também vai ao encontro de Davi, que pergunta o motivo de ele ter ficado em Jerusalém durante a revolta. Mefibosete alega que Ziba se recusou a ajudá-lo a ir embora e mentiu acerca de sua lealdade. Então Davi divide as terras de Saul igualmente entre Ziba e Mefibosete.
3. Davi e Barzilai (19.31-39): Davi convida Barzilai, de 80 anos, para acompanhá-lo de volta a Jerusalém e viver no palácio, mas ele não aceita a proposta.
4. Davi e os homens de judá (19.40-43): O exército de Judá escolta Davi pelo Jordão até Jerusalém. As outras tribos reclamam da deferência demonstrada a Judá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!